1 de novembro de 2010

CHARGE

Postado por Ana Paula às 19:20
TIPO TEXTUAL:
GÊNERO TEXTUAL: CHARGE


O termo charge é um galicismo, isto é, um empréstimo lingüístico de outra língua. Nesse caso, da língua francesa. O seu significado carga representa um ataque onde a realidade é reapresentada com o auxílio de imagens e palavras, ou em alguns casos com somente imagens.
Charge é uma ilustração cômica que satiriza de forma crítica os acontecimentos sociais e políticos. Embora seja importante numa charge o seu conteúdo humorístico, ela é feita ainda à mão para preservar seu valor artístico, podendo ser montada ou retocada por computador.
O gênero charge articula harmoniosamente as duas linguagens – a verbal e a não-verbal. Ela demonstra que o sentido dele é construído na oscilação entre o já-dito e o não-dito. Propõe-se usar esse sentido na sala de aula, como opção viável para o ensino da leitura e da escrita da língua portuguesa.
Charge é uma ilustração cômica que satiriza de forma crítica os acontecimentos sociais e políticos. Embora seja importante numa charge o seu conteúdo humorístico, ela é feita ainda à mão para preservar seu valor artístico, podendo ser montada ou retocada por computador.
O gênero charge articula harmoniosamente as duas linguagens – a verbal e a não-verbal. Ela demonstra que o sentido dele é construído na oscilação entre o já-dito e o não-dito. Propõe-se usar esse sentido na sala de aula, como opção viável para o ensino da leitura e da escrita da língua portuguesa.
A interpretação da charge por um leitor requer dele o conhecimento de aspectos lingüísticos e não-lingüísticos. Desse modo, a interpretação passa também pelos modelos prévios de mundo que o leitor conhece. O leitor deve ver a charge com o portador de uma intenção comunicativa e entenda a escolha do autor como marcas dessa intenção.

CRÉDITOS: http://pedagogialecy.blogspot.com/



Minha charge é uma crítica ao ensino da matemática sem a contextualização com o cotidiano do aluno.
Na charge, a professora está ensinando o velho hábito de arme e efetue, enquanto que o aluno não está nem aí pra aula, pois está pensando em assim que sair daquela sala de aula ir brincar com seus amigos, porque é bem melhor do que estar ali naquela sala de aula.
O papel do professor é propor atividades que estimulem o aluno a pensar, refletir, e inventar, realizando tarefas com qualidades e não só quantidades.

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

 

CONECTADOS COM A EDUCAÇÃO Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez